Após restauração, Torre de Pisa está se inclinando menos
"É como se tivesse tirado dois séculos de sua idade fora", disse Salvatore Settis, presidente da comissão para salvar a torre, conforme relatado pela rede britânica BBC. A estrutura voltou à posição próxima de quando foi construída, em 1173. Agora os engenheiros esperam que ela ficará firme pelos próximos 300 anos.
No projeto de restauração foram usadas injeções de ar embaixo da torre, que agora apresenta inclinação de 3,95 graus. O monumento sobreviveu a um punhado de terremotos. Além, é claro, de trabalhos de engenharia mal estruturados.
História
Durante a sua construção, engenheiros não perceberam que as fundações de areia e argila eram mais suaves ao sul do terreno, fazendo com que um lado do prédio afundasse mais do que o outro. Quando perceberam o problema, mais cinco níveis foram adicionados fora do centro, criando um edifício inclinado e ligeiramente curvo.
Em 1838, o arquiteto Alessandro Della Gherardesca achou que poderia ajudar se as fundações fossem expostas, mas apenas piorou a inclinação. O ditador Benito Mussolini chegou a ordenar que um monte de buracos fossem perfurados em volta da torre e que o concreto fosse derramado, mas a situação também só agravou a situação da torre.
Em 1990, funcionários públicos fecharam a estrutura e começaram a corrigir os erros. Foram removidos pesados sinos, cabos enrolados, areia, água e argila do lado norte. Pesos gigantes de chumbo foram aplicados para empurrar as fundações para baixo no buraco, reforçando-as com concreto.
A restauração foi lenta e custou cerca de 30 milhões de euros, mas conseguiu "rejuvenescer" a emblemática construção.
Post a Comment