Arqueólogos encontram "canivete suíço" de 170 mil anos na China
![Pedaço de rocha era utilizado em diferentes funções (Foto: Divulgação) Pedaço de rocha era utilizado em diferentes funções (Foto: Divulgação)](https://s2.glbimg.com/_SqSQhzTYfBjgqD9sHqpUzSxCsc=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/11/21/pedra.jpg)
O artefato foi comparado a um moderno canivete suíço pois era multifuncional, sendo usado para machucar inimigos, raspar rochas e cavar buracos, por exemplo.
As pedras de Levallois já foram vistas na África Oriental e acredita-se que tenham surgido há cerca de 300 mil anos. Cientistas pensavam que o item não existia no leste da Ásia até 40 mil anos atrás, mas a nova descoberta retorna para 130 mil anos atrás.
Segundo artigo publicado na revista Nature, antigos habitantes da Ásia desenvolveram a técnica Levallois de forma independente. "Costumava-se pensar que os núcleos de Levallois chegaram à China há pouco tempo com os humanos modernos", disse Ben Marwick, professor de antropologia da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. “Nosso trabalho revela a complexidade e adaptabilidade das pessoas em outras partes do mundo. Isso mostra a diversidade da experiência humana."
Os pesquisadores também examinaram mais de 2,2 mil objetos, escavados na caverna chinesa nas décadas de 1960 e 1970. Eles utilizaram luminescência opticamente estimulada para datar os artefatos.
"A datação para este local foi desafiadora porque foi escavado há 40 anos e o perfil do sedimento foi exposto ao ar sem proteção", contou Bo Li, professor de arqueologia na Universidade de Wollongong, na Austrália.
Como árvores, plantas, animais e insetos poderiam contaminar as camadas rochosas, o que poderia alterar os resultados da pesquisa, os arqueólogos usaram um novo método de laboratório. O procedimento consistia em estimar a data por grãos minerais individuais. "Por sorte, encontramos sedimentos residuais deixados pelas escavações anteriores, o que nos permitiu coletar amostras para a datação", falou Li.
A técnica de Levallois é eficiente, durável, e era indispensável para sociedades de caçadores. Esse nome foi dado porque os primeiros flocos de pedras Levallois foram encontrado em 1800, no subúrbio Levallois-Perret, em Paris, na França.
Post a Comment