Beleza no céu, sujeira na terra: pássaros invadem Roma
Estorninhos buscam refúgio do frio na cidade e viram transtorno para moradores da capital italiana
Vindos do norte da Europa, eles se refugiam no sul do continente para fugir do frio no fim do ano. Durante o dia, as aves migratórias se empanturram nas oliveiras do campo. Mas, ao anoitecer, elas retornam à capital italiana, onde é mais quente e onde estão a salvo dos predadores.
Parte da estrada que corre ao longo do Rio Tibre foi fechada no início desta semana pela quantidade de coco de passarinho. As autoridades locais estudam usar falcões para afastar as aves que prejudicam o turismo e o comércio do Roma.
O departamento de Roma encarregado da sustentabilidade ambiental disse que a medida constitui uma "solução natural, ecológica e livre de crueldade" para o problema do estorninho, revelou o jornal The Guardian.
![O estrago dos estorninhos. (Foto: Reprodução / YouTube) O estrago dos estorninhos. (Foto: Reprodução / YouTube)](https://s2.glbimg.com/R1vdyr90tR9lTjSESTHmLt-8Frk=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/11/24/roma_merda.jpg)
Ativistas dos direitos dos animais condenaram a iniciativa. "O conselho de sustentabilidade ambiental diz que usar falcões para combater estorninhos é 'livre de crueldade, ecológico e natural' - estas são palavras vergonhosas que justificam o que é um método cruel e anacrônico", disse Rinaldo Sidoli, gerente de comunicação da Animalisti Italiani.
Ele acrescentou que uma regra municipal proíbe a “liberação no meio ambiente de aves, exceto aquelas tratadas por centros autorizados de recuperação de animais silvestres”.
Animais selvagens são cada vez mais comuns na cidade, no que os moradores começaram a chamar de “zoológico”. Apesar de estar a cerca de 30 quilômetros da costa, a população de gaivotas cresceu à medida que os pássaros buscam restos de comida no centro histórico, enquanto javalis selvagens também foram vistos revirando pilhas de lixo em outras áreas.
Em maio, a administração da cidade, que desde junho de 2016 é liderada pelo Five Star Movement, partido que governa a nível nacional com a Liga de extrema-direita, disse que usaria ovelhas e outros animais cortar grama nos parques.
![Estorninhos em Roma. (Foto: Reprodução / YouTube) Estorninhos em Roma. (Foto: Reprodução / YouTube)](https://s2.glbimg.com/5thQAGEnnxtIwN18SCWFv6il1lA=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2018/11/24/gifit_1543078505805.gif)
Certo ou não, o fato é que os estorninhos e falcões entraram para a lista de problemas que enfrenta a administração da cidade, que vão desde a coleta de lixo ao excesso de buracos nas ruas. Em outubro, milhares de moradores protestaram contra o que eles chamavam de “degradação” da cidade.
Post a Comment