Ilhabela: conheça as atrações e a beleza desse paraíso no litoral paulista
Ilhabela está localizada no litoral norte do estado, a 210 km da capital, São Paulo. O arquipélago fica próximo das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, também na região norte. Além disso, está perto de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro.
Como chegar
É possível chegar a Ilhabela de carro, ônibus ou em navios de cruzeiro que aportam na ilha. Quem vai de ônibus deve desembarcar em São Sebastião e fazer a travessia da balsa a pé. Para quem vem de fora de São Paulo, os aeroportos mais próximos são os de São José dos Campos, Guarulhos e Congonhas – todos em São Paulo.
De carro, o motorista deve ir até São Sebastião e passar pela balsa. Ela funciona 24 horas por dia e o percurso leva em torno de 20 minutos. Em época de férias e feriados prolongados, é preciso ter paciência, pois o trajeto pode demorar muito mais tempo.
Praias em Ilhabela
Opções para curtir um dia de sol não faltam nesse destino. Dentre as mais de 40 praias de Ilhabela, você pode escolher as mais badaladas, de fácil acesso ou aquelas desertas que só podem ser alcançadas através de trilha. Veja 10 opções:
1. Praia do Bonete![](https://www.viajali.com.br/wp-content/uploads/2019/07/ilhabela-01-730x449.jpg)
A Praia do Bonete foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das dez mais bonitas do Brasil. Mas, como nem tudo é perfeito, seu acesso também é o mais difícil. Para chegar até lá, é preciso enfrentar uma trilha de 12 km que pode levar até cinco horas! Outra opção é pegar um barco e contornar a ilha.
Quem se aventura pela trilha não reclama, pois, no caminho, é possível fazer paradas em três cachoeiras. O destino final é recompensador: uma praia quase selvagem, com areias claras e mar agitado ótimo para o surf. É o cenário perfeito para se desconectar e curtir momentos únicos no paraíso!
2. Praia de Castelhanos![](https://www.viajali.com.br/wp-content/uploads/2019/07/ilhabela-40.jpg)
A Praia de Castelhanos é a maior do município, com 1,5 km de extensão. O mar é aberto e de ondas fortes, perfeito para os surfistas de plantão. Quem avista a praia de um mirante na chegada consegue visualizar o coração formado por sua baía de águas azuis.
A única forma de chegar até lá é por meio de veículos 4×4 ou barco. Os mais atletas também podem se aventurar no trekking ou ir de bike.
3. Praia do Curral
A Praia do Curral é a mais badalada de Ilhabela, com melhor infraestrutura e um lugar para a família toda curtir. Ali estão diversos hotéis, pousadas, bares e restaurantes com serviço de praia, banheiros e ducha. A praia tem fácil acesso pela estrada e diversos estacionamentos no local.
4. Praia do Julião
A Praia do Julião é para quem quer tranquilidade. É um dos melhores locais para mergulhar, pois, logo na beira do mar, pedras submersas formam pequenas piscinas naturais onde é possível ver diversos peixes. Os turistas que querem passar o dia podem contar com restaurantes e algumas barracas. Para chegar até lá, é necessário deixar o carro e percorrer uma pequena trilha – ou acessá-la pela Praia Grande, por meio de um caminho de pedras.
5. Praia do Jabaquara
A Praia do Jabaquara é a última com acesso pela estrada e está entre as mais belas e conservadas da ilha. Tem aproximadamente 500 metros de extensão e um cenário paradisíaco, com larga faixa de areia clara, águas transparentes e muita vegetação ao redor.
Do lado direito da praia, deságua um rio que forma uma lagoa de água doce separada do oceano por uma faixa de areia e grandes pedras. A praia conta com quiosques e restaurantes e tem infraestrutura com estacionamento, banheiros e ducha.
6. Praia Pedra do Sino
A Praia de Garapocaia, mais conhecida como Pedra do Sino, é mais uma daquelas para curtir em família. A faixa de areia é cercada por enormes palmeiras e coqueiros que deixam o visual belíssimo. A orla tem mar tranquilo e raso, o que atrai famílias com crianças, e ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes, além de estacionamento.
7. Praia da Feiticeira
A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela e o lugar ideal para quem quer sossego. Ela tem mar calmo, propício para a prática de mergulho e flutuação. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ficar atento, pois é uma praia de tombo. Ali não há bares, quiosques e nenhum tipo de comércio, então leve tudo o que for preciso para passar o dia.
8. Ilha das Cabras
A Ilha das Cabras é um dos pontos mais visitados de Ilhabela, e o motivo nem é a praia em si! É porque ali, em frente à Praia das Pedras Miúdas, está localizado o Santuário Ecológico Submarino. Nessas águas, é possível encontrar diversas espécies de peixes e muitos outros habitantes marinhos. Não é à toa que essa é a praia preferida dos mergulhadores, sejam eles amadores ou profissionais.
9. Praia do Perequê
Localizada na região central e com fácil acesso, a Praia do Perequê é uma das mais frequentadas pelos turistas. Conta com ótima infraestrutura de restaurantes, bares e estacionamento. É um dos locais preferidos da ilha para a prática do kitesurf e outros esportes aquáticos.
Mas quem vai gostar mesmo são as crianças. Além de seu mar calmo, a praia conta com playground e árvores fazem sombra por toda a orla. A ciclovia também passa por ali, sendo uma ótima oportunidade para pedalar ou caminhar. E, se você é um apreciador do pôr do sol, saiba que o entardecer no Perequê é um dos mais belos da região!
10. Praia da Fome
A Praia da Fome é um recanto belo e tranquilo, de areias claras, mar verdinho e árvores que protegem os visitantes do sol. O ambiente é quase selvagem e a paisagem é composta por casas de pescadores que costumam deixar seus barcos atracados no mar.
Para chegar até esse cantinho, é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 40 minutos, que sai da Praia do Jabaquara. Também é possível fazer um passeio de barco ou escuna oferecido pelas agências.
Uma dica de ouro para quem vai curtir as praias, trilhas e cachoeiras de Ilhabela é usar e abusar do repelente para não ser atacado pelos temíveis borrachudos que habitam a região. Além, é claro, do protetor solar!
O que fazer em Ilhabela
As praias não são as únicas atrações desse destino. A ilha esconde cachoeiras, trilhas e muitas belezas debaixo d’água, que fazem do arquipélago um dos melhores locais para mergulho do Brasil! Veja o que fazer em Ilhabela para aproveitar ao máximo sua visita:
11. Vila de Ilhabela
A Vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela, une o antigo ao moderno. Ali estão charmosas casas e construções coloniais que contam a história da ilha, além de diversas lojas e muitas opções de gastronomia, como cafés, sorveterias, bares e restaurantes. É nessa região que fica o píer, onde desembarcam turistas de navios transatlânticos para aproveitar a ilha.
12. Mergulho
O mar de Ilhabela é considerado um dos melhores do país para a prática do mergulho. Além de ver de perto a vida marinha, nas profundezas do oceano, estão escondidas dezenas de embarcações naufragadas que fazem da ilha o maior cemitério de navios da costa brasileira.
Você pode levar seu snorkel e mergulhar por conta em locais como a Praia do Julião e a Ilha das Cabras. Ou, ainda, desfrutar a experiência completa contratando passeios em uma das diversas agências de mergulho.
13. Cachoeiras![](https://www.viajali.com.br/wp-content/uploads/2019/07/ilhabela-45.jpg)
,Ilhabela é um paraíso para quem gosta de relaxar em uma cachoeira. Na falta de uma, a região abriga 365 quedas d’água! A Cachoeira dos Três Tombos é a de mais fácil acesso. Já a Cachoeira do Gato requer um pouco mais de esforço, mas recompensa com seus 40 metros de altura. Renove as energias com um delicioso banho de cachoeira em Ilhabela!
14. Trilhas
Ilhabela é um prato cheio para quem gosta de desbravar a natureza. A ilha tem mais de 20 trilhas em meio à Mata Atlântica e cada uma tem a sua recompensa no fim do percurso. Boa parte das trilhas encontram-se no caminho para as praias e cachoeiras.
Para os aventureiros, vale a pena explorar o Pico do Baepi. Essa trilha leva cerca de 5 horas de caminhada entre ida e volta, mas tem um visual deslumbrante de seu cume aos 1.048 metros de altitude.
15. Passeios de barco
Os passeios de barco e escuna são uma ótima alternativa para conhecer as belas e desertas praias de Ilhabela. Os roteiros das agências costumam incluir a Praia de Castelhanos, a Praia da Fome, a Praia do Jabaquara e a Praia do Bonete, além das cachoeiras.
16. Passeio de Jeep
Outro passeio bem famoso na ilha são os passeios de Jeep, que desbravam as estradas até praias paradisíacas e cachoeiras escondidas. O carro-chefe é para a Praia de Castelhanos, que segue por uma estrada de terra dentro do Parque Estadual de Ilhabela. O percurso de 18 km dura cerca de uma hora, com paradas em mirantes e cachoeiras para contemplação.
17. Esportes
Seja no mar ou na areia, aproveite o cenário deslumbrante de Ilhabela para mexer o corpo. As águas e os bons ventos são um convite para você pegar sua prancha ou alugar uma canoa e curtir. As condições aquáticas são propícias para kitesurf, windsurf, canoa havaiana, stand up paddle e caiaque.
Já em terra firme, além de uma partida de vôlei na areia, você pode pegar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia ou se aventurar nos passeios de mountain bike pelas trilhas da ilha.
Em Ilhabela, existem diversas agências de turismo que oferecem os passeios de barco, Jeep e mergulho. Procure a mais próxima da sua hospedagem para agendar sua aventura!
Post a Comment