Header Ads

Só alimentação saudável não basta! Pratique os 3 pilares para preservar sua saúde

lzflzf / 123RF

Alimentação
Mulher vista de perfil em um parque, com os braços abertos, sorrindo.

Não se trata de fazer dieta o tempo inteiro para emagrecer e/ou estar “encaixado(a)” em um “padrão” social de magreza, ok⁉️Você precisa se reeducar para conseguir alimentar-se bem diariamente. Uma alimentação saudável com os nutrientes adequados lhe dará energia para a sua jornada diária

Uma alimentação adequada mantém o cérebro ativo e saudável, o que melhora o humor, a memória, o raciocínio e diversas outras capacidades/habilidades cognitivas.

Para avaliação e resultados efetivos é ideal o acompanhamento de um profissional nutricionista.

Pensamentos

Olhos de uma pessoa pensativa, vistos de perto.
Gift Habeshaw / Pexels

Pensamentos e ações positivas promovem o bem-estar emocional e, além disso, melhoram a imunidade. A nossa mente funciona como um ímã, atraindo as experiências de acordo com as vibrações. Sendo assim, os pensamentos interferem diretamente em tudo que fazemos, e eles têm força para “ativar” essa “reação” do Universo diante do nosso estado vibratório. Esse processo pode ser explicado pela Lei da Atração, ou seja, causa(s) e efeito(s), estes sempre estão em harmonia com a nossa vibração.

A psicoterapia entra nesse contexto atuando para direcionar o paciente ao entendimento desse processo “ação” vs. “reação” que, na verdade, tem ligação (geralmente provém de uma causa-raiz) com crenças limitantes, padrões repetitivos, traumas e/ou experiências mal assimiladas. O objetivo é promover a expansão da consciência, a fim de que ocorra o acesso à causa, ressignifique-a e então a ancoragem com o momento presente aconteça, reprogramando e reequilibrando.

Movimento = Atividade física

Mulher com roupas de ginástica na praia, com o braço para cima.
The Lazy Artist Gallery / Pexels

E, por fim, movimentar-se, “balançar o esqueleto”, exercitar-se é essencial para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior disposição para as tarefas cotidianas. O sedentarismo já está sendo considerado um dos “maus do século”, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é considerada o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Os movimentos motores realizados durante os exercícios físicos liberam várias substâncias, como a endorfina (considerada o hormônio da felicidade, que beneficia o humor, a memória, a concentração, o sono, entre outras funções), dopamina (cognição, prazer, humor, algumas funções endócrinas, entre outras) e serotonina (regula principalmente o humor e o sono, entre outras funções). São diversos os benefícios, como aumentar a capacidade cardiopulmonar, fortalecer os músculos, reduzir os níveis dos considerados hormônios do estresse (a exemplo do cortisol), reduzir o risco de hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e até as possíveis quedas. A OMS indica 150 minutos semanais de atividade física leve/moderada ou 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana.


Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.